Caras & Bocas

Caras & Bocas: “Um brilhante ponto de equilíbrio entre humor e drama”

Posted on: junho 24, 2009

carasebocas_trioNão importa quão bom sejam as interpretações de um elenco estelar ou uma produção de arte de alegrar os olhos, o que definitivamente faz de uma novela um sucesso ou um fracasso é uma única pessoa: o autor; que junto com seus colaboradores detém o poder dessa atração tão complexa e prolongada chamada telenovela. Tendo em mente essa verdade, podemos avaliar a situação da atual trama das 7 da emissora fundada por Roberto Marinho, Caras & Bocas (Rede Globo – 19h20min). Pois ao avaliar o autor da trama, estaremos avaliando a obra como um todo.

walcyr-carrascoDesde meados da década, Walcyr Carrasco é conhecido como “O Senhor das Seis”, por conta de seus fenômenos de audiência nesse horário, como são exemplos as espetaculares Alma Gêmea, Chocolate com Pimenta e O Cravo e a Rosa. Por conta de seu ainda inigualável trabalho no horário, o dramaturgo acabou sendo promovido dentro da casa e se tornou um autor das sete. Mas depois de analisar sua trajetória e sua primeira experiência no horário, Sete Pecados, é possível afirmar sem a menor sombra de dúvida: Walcyr Carrasco é o Senhor das Seis. Das Seis.

Porém, Caras & Bocas está se mostrando uma forte concorrente a, se não acabar, ao menos minimizar essa ideia. A novela tem conseguido um brilhante ponto de equilíbrio entre humor e drama, apresentando a maioria dos seus núcleos agradáveis e envolventes, qualidade esta que a já citada Sete Pecados não possuía, pois tinha pouquíssimos núcleos fortes e um tempo quase que arrastado. Aliás, se comparada a outras produções de Walcyr, a velocidade do desenrolar da história se tornou mais ágil e acelerada, um diferencial que torna Caras & Bocas uma opção atraente para um horário há tempos desgastado. Afinal qual foi a última boa novela das 19 horas? Cobras & Lagartos, não?

E como o público não é bobo nem nada, essa melhora de qualidade no chocolatehorário já se reflete na audiência, que de certa forma vem se mostrando crescente desde a estreia da novela que recuperou muitos telespectadores, depois do lastimável fracasso de Três Irmãs, sua antecessora. Em Caras & Bocas, ainda no seu primeiro capítulo, confesso que vi muitas similaridades entre os casais Dafne e Gabriel e Ana Francisca e Danilo (Chocolate com Pimenta), mas tudo não passou de um simples deja vù, pois mesmo ambas serem histórias de desencontros e armações, a atual obra apresentou uma mais rápida resolução dessas situações, afinal hoje, ainda no capítulo 62, o casal principal acaba de consumar seu matrimônio, mesmo que desventurado. E esse é o maior acerto da novela, deixar que situações como esta se resolvam logo, para que venham à tona outros bons assuntos. Ou alguém aqui não está curioso para saber o que realmente aconteceu com os pais de Dafne? E seu avô, Jacques? Será que ele morreu mesmo?

Em suma, o que pode-se dizer é que Caras & Bocas se mostrou uma trama com fôlego, que não só recuperou os números de audiência e de expectadores, mas também alguma parte da qualidade que ultimamente anda fazendo tanta falta. O texto está muito bom, com suas piadas de um ótimo humor e um aglomerado de circunstâncias habilmente tramadas. Não que seja uma novela perfeita; ela é simples, mas louvavelmente boa, o que nos dias de hoje já está de bom tamanho.  Vale a pena ver, mas não de novo. Uma vez já basta, já que não se trata de nenhuma das admiráveis novelas das 6 de Walcyr Carrasco, que devia voltar com aquelas deliciosas tramas de época e interioranas, deixando a cidade e a contemporaneidade.

Obs.: Lembrando que o autor está a toda na Globo, uma vez que a partir do final de agosto estará no ar com duas produções, a inédita Caras & Bocas e a reprise de Alma Gêmea. Sim, a novela das 6 de maior audiência da década poderá estar de volta, muito em breve, no Vale a Pena Ver de Novo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: